Produção industrial baiana registra queda de 13,4% em nove meses

A produção industrial baiana registrou baixa de 13,4% no período de janeiro a setembro deste ano ante mesmo período de 2020. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (10) e faz parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Conforme o levantamento, no confronto de setembro de 2021 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana teve queda de 13,3%, com oito das 12 atividades pesquisadas com queda da produção. O setor de veículos registrou a maior baixa (-96,2%) no período.

Neste quesito, pesa a menor fabricação de automóveis. Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de produtos químicos (-16,1%), metalurgia (-27,2%), borracha e material plástico (-8,4%), extrativa mineral (-6,7%), bebidas (-11,3%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-22,1%) e minerais não metálicos (-0,7%).

Na comparação de setembro passado para o mês anterior, houve crescimento de 3,7% no setor de transformação e extração mineral.

COURO, VIAGEM, CALÇADOS

Na outra ponta, com resultados positivos, setores como o de couro, artigos para viagem e calçados tiveram alta de 31,7%; celulose, papel e produtos de papel (4,8%) e produtos alimentícios (2,1%). 

Comentários

Top