Um pirarucu com 92 quilos e 2,15 metros de comprimento. A façanha foi realizada por pescadores de Malhada, na divisa da Bahia com Minas Gerais, nesta segunda-feira (26). O grupo é o mesmo que no mês passado fisgou outro pirarucu de 80 kg e de 2,2 metros.
Segundo o G1, a pescaria foi feita por Juarez Antunes da Silva e mais outros quatro colegas, que depois da pescaria na Lagoa do Mucambo postaram vídeos, mostrando o feito. Nativo da região amazônica, o pirarucu é uma dos maiores de água doce do mundo, podendo atingir até 3 metros de comprimento e mais de 200 quilos.
A ideia de pescar o pirarucu surgiu após relatos de moradores sobre a movimentação de um peixe grande na região. O peixe aparecia em uma região pantanosa nas margens do Rio São Francisco, conhecida como Quilombo do Pau D’arco.
A captura precisou de horas de paciência e um plano. Uma rede forte e sons de água para atrair o peixe e puxá-lo para fora.
Conforme o professor de Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Kelmo, o pirarucu pode ser uma ameaça a outras espécies que vivem no Rio São Francisco, devido a ser carnívoro, tendo as principais presas peixes menores e outros animais aquáticos.