Um caso de meningite bacteriana foi registrado na cidade de Biritinga na última quarta-feira, 2. Davidson Souza Brito, um professor de 33 anos, morreu após ser levado às pressas ao Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga, que afirmou que todas as medidas de vigilância e prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas.
Segundo a Secretaria, a transmissão da meningite ocorre de pessoa para pessoa, através de contato direto das vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva ou espirros. Os principais sintomas da doença são: febre alta, mal-estar, fraqueza, vômito, dor de cabeça e rigidez na nuca. Caso sejam identificados, é de extrema importância procurar o serviço de saúde. Ainda de acordo com a secretaria, pessoas que tiveram contato com a doença devem ser submetidas à quimioprofilaxia – uma estratégia de prevenção de doenças infecciosas que consiste na administração de medicamentos para aqueles que estiveram expostos a agentes infecciosos.
Davidson atuava como educador no povoado da Vila. Na quarta-feira (2), ele apresentou sintomas de mal-estar e foi levado a uma unidade de saúde local. Após exames, ele foi transferido para a cidade de Serrinha, mas sua condição piorou durante o trajeto, o que resultou em internação no Hospital Municipal de Serrinha e posteriormente foi regulado para um hospital de Santo Antônio de Jesus. Na quinta-feira (3), durante o deslocamento, ele teve outra piora e foi levado ao Hospital Geral Clériston Andrade, onde não resistiu.