Projeto Operários do Bem reforma e constroi casas de famílias carentes em Teofilândia

Tudo começou no início no de 2017, quando o professor teofilandense Franklin Oliveira Santos, de 37 anos, diretor da Escola Municipal Tomé de Souza naquele ano, no povoado Setor, recebeu na instituição de ensino o senhor João Nobre, mais conhecido como João Baixinho. João conversou com Franklin sobre a possibilidade de ajudar a reformar uma casa de adobo na zona rural de Teofilândia-BA, no povoado Riachinho, onde morava uma família carente.

“Fomos ao local e constatamos a realidade em que se encontrava a família, com isso resolvi fazer uma mobilização através de uma campanha boca-a-boca para arrecadar materiais e chamei o pessoal das comunidades do Setor, Junco, Roça de Baixo e dois operários do centro da cidade. Expliquei toda a situação e eles aderiram à proposta. O resultado foi maravilhoso, pois, através desta ação despertamos, no grupo que participou, o espírito da solidariedade.  Durante o serviço, o pedreiro Dinho trouxe outra situação de moradia deteriorada onde residia uma família composta de cinco pessoas e que precisava de ajuda, assim surgiu o projeto Operários do Bem”, informou professor Franklin em entrevista ao T.A.

As ações funcionam da seguinte forma: o cidadão que necessita entra em conato com Franklin, após ele ouvir sobre a situação, leva a informação ao grupo e, através de uma conversa entre os participantes, é decidido o que será feito para transformar a casa da família necessitada.

O grupo vai em busca de ajuda da população para que possam continuar o projeto, é necessário doações. A equipe já passou algumas dificuldades em relação a ferramentas, as que são usadas são dos próprios operários solidários.

“O Operários do Bem é composto por pedreiros, carpinteiros, ajudantes e eletricistas, totalizando 23 homens e 2 mulheres. As situações vão aparecendo e recorro a esses guerreiros que não medem esforços para ajudar e com isso estamos há mais de quatro anos transformando vidas na cidade de Teofilândia. Também damos oportunidades para jovens acima de 18 anos, como um curso de capacitação, eles aprendem com os mais experientes. Deixo aqui meu agradecimento ao Teofilândia Acontece e também um pedido para que as pessoas possam nos ajudar. Podem entrar em contato através do telefone: 75 99242-5281”, disse Franklin.

Durante este ano, o projeto já construiu duas casas. O ritmo de trabalho diminuiu por conta da pandemia. Assim que tudo se normalizar, a equipe pretende acelerar as ações para que possam ajudar mais famílias.


Fotos: Franklin Oliveira Santos

Comentários

Top