Como começou a Copa Ouro? Conheça a história de um dos maiores eventos esportivos da região

Já são 11 anos sem a tradicional Copa Ouro acontecer. Mesmo após tanto tempo, um dos maiores eventos esportivos da região segue sendo lembrado por moradores de Teofilândia e de cidades vizinhas.

Quem mora na região sisaleira, principalmente em Teofilândia, provavelmente já ouviu falar ou chegou a acompanhar a famosa Copa Ouro, um torneio de futsal realizado na quadra esportiva José Hermógenes de Oliveira, no centro da cidade.

Os jogos aconteciam à noite, durante as quartas e sextas, e envolviam as seleções de várias cidades da região, como Serrinha, Araci, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Tanquinho, Candeal, Retirolândia, Barrocas, Teofilândia, entre outras.


Foto – Seleção de Teofilândia vice-campeã da Copa Ouro de 2003

As partidas tinham sempre arquibancadas lotadas pelos amantes do futsal, torcidas com o famoso “sambão” animavam e atiçavam ainda mais a competição entre as equipes, com destaque para Teofilândia e Araci que, em certos momentos, estendiam a rivalidade para depois das partidas, causando um clima hostil durante e após o fim do duelo.


Foto – Vaguinho e professor Marcelo, ambos da seleção de Teofilândia vice-campeã da Copa Ouro de 1994

A última Copa Ouro aconteceu em 2011 e a seleção de Teofilândia se consagrou campeã, vencendo Barrocas nos pênaltis. Naquela edição, Teofilândia contou com duas seleções, uma do Centro e outra organizada pelo Clube Mandacaru. Os dois times dividiram a torcida dos teofilandenses, pois a seleção campeã era composta também por atletas de Araci e a do Clube Mandacaru por atletas do Centro, o que causou uma certa desavença entre jogadores e torcida, já que sempre existiu a rivalidade entre os dois municípios no futsal.

Como teve início a Copa Ouro?

De acordo com informações do ex-prefeito Jackson Moura e pesquisas do site Teofilândia Acontece, o torneio era realizado em Serrinha e teve início em 1989, na AABB, organizado por funcionários (Iranildo e Magonário) da empresa Vale, que na época administrava a mineração de Teofilândia. O torneio não aconteceu em 1991 e o prefeito de Teofilândia, Antônio José dos Santos (Dr. Antônio) e Almir de Araújo, resolveram trazer a Copa Ouro para a cidade.

“Cada seleção pagava a sua inscrição, o torneio tinha apoio da Prefeitura Municipal de Teofilândia e comércio local. Algumas equipes tinham dificuldade em pagar, mas conseguiam patrocínio, isso ajudava bastante. Levar um time para outra cidade tem um gasto enorme”, explicou Jackson.

A seleção teofilandense campeã em 1995

O primeiro título da seleção de Teofilândia aconteceu há 27 anos. Para Alissandro Olivera Matos, 46, mais conhecido como Alex Bocão, que fez parte do time e chegou a participar de quase todas as edições, o grupo campeão naquele ano foi a melhor equipe que ele já jogou. “Era um time muito unido. Isso faz a diferença para ganhar um torneio”, comentou Bocão ao T.A. Alex chegou a ser vice-artilheiro da Copa Ouro.

“Eu destaco muito Melé, Pão de Bico, Rubão, jogadores extraordinários. Para mim, foram os melhores que já vi jogar na competição”, conta.


Foto – Seleção de Teofilândia Campeã da Copa Ouro em 1995

Bocão, que jogava na posição de pivô, também destacou como o evento envolvia as famílias. Várias pessoas chegavam cedo para reservar o lugar na quadra.

“Nossos familiares iam assistir e isso nos motivava muito. Lembro de finado Silvão, Zole, Tio Carlinhos, pessoas que sempre acompanhavam e não perdiam nenhum jogo. A partida começava às 19h, mas eles chegavam bem cedo, às 16h, levavam até travesseiro para reservar o seu lugar e torcer por Teofilândia. A Copa Ouro é um evento que está em meu coração e irei levar para sempre comigo”, finalizou.

Campeões da Copa Ouro

Araci – 3 títulos
Serrinha – 3 títulos
Teofilândia – 2 títulos
Tanquinho – 1 título


Foto – Nite, Vaguinho e Reni, ambos da seleção de Teofilândia na Copa Ouro de 1994

Comentários

Top