Após o governo anunciar a redução no valor do auxílio emergencial, de R$ 600,00 para R$ 300,00, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que vai trabalhar para aprovar a proposta. O benefício foi prorrogado por mais quatro meses neste valor (veja aqui).
“Se é o valor que o governo considera possível, então vamos trabalhar para aprovar”, disse Maia, em entrevista ao UOL.
Bolsonaro já tinha se reunido com o presidente da Câmara e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) para falar sobre o assunto. O chefe do executivo prometeu enviar, até a próxima quinta-feira (3), a reforma administrativa ao Congresso.
O anúncio de Bolsonaro vem logo após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar a queda histórica de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2020 (lembre aqui). Questionado por jornalistas sobre o assunto, Bolsonaro preferiu não responder.
Vale lembrar que a prorrogação do auxílio proposta pelo governo federal vem por meio de Medida Provisória (MP). Ou seja, passa a valer assim que publicada. Entretanto, o Senado e a Câmara dos Deputados ainda analisarão se manterão a proposta ou a derrubarão.