O médico Raphael Einsfeld, coordenador do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo, afirmou à CNN, nesta terça-feira (19), que atualmente não há estudos que comprovem a eficácia da cloroquina para nenhum nível de tratamento contra a Covid-19.
“Hoje não existe nenhum estudo que comprove a real eficácia da cloroquina em pacientes leves ou graves. Então, não há indicação de uso para pacientes na data de hoje e com os estudos que nós temos”, frisou ele, que ainda defendeu que precisa ser seguida “a medicina baseada em evidência”. “Não dá para fugir disso”, afirmou.
Einsfeld avaliou que a discordância da classe médica sobre a substância ocorre porque muitos defendem o medicamento por conta da experiência individual com ele, mas que isso não se sustenta ao lado de estudos. “Em nível de evidência, a experiência do médico é a base da pirâmide. Ele viu, notou melhora, acredita que seja legal, mas isso é menos relevante quando estamos tratando de grandes estudos e bem elaborados do ponto de vista metodológico”, esclareceu ele.
Leia a matéria completa clicando aqui.