O governador Rui Costa anunciou que a Rússia encaminhou ao Brasil o relatório “no perfil” solicitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para analisar pedido de autorização para importação da vacina Sputnik V.
O relatório tem todos os pontos detalhados. Vamos protocolar novo relatório técnico, enviado da Rússia, na Anvisa para ver se a gente consegue liberar as 37 milhões de doses da Sputnik V”, afirmou Rui durante entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia.
A Anvisa negou, em 26 de abril, um pedido para importação do imunizante contra a Covid-19, desenvolvido pelo instituto russo Gamaleya.
Segundo parecer da área técnica, que norteou a decisão de diretores do órgão, faltam documentos que comprovem a segurança da vacina. Um dos “pontos críticos e cruciais” apontados em relação à segurança é a presença “adenovírus replicantes” em todos os lotes da Sputnik V vistoriados.
Caso a importação seja autorizada, cerca de 7 milhões de doses da vacina poderiam ser entregues para a região Nordeste ainda este mês, o que aceleraria o processo de vacinação na Bahia.
Ele ainda disse não ser possível traçar uma previsão de quando toda a população acima de 18 anos deve ser imunizada contra a Covid no estado.