Comandante da PM-BA desmente convocação para ato político: ‘Fake news’

Após uma mensagem supostamente atribuída ao coronel Paulo Coutinho, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) rechaçou o uso ilegal do nome dele para convocar atos a favor do governo de Jair Bolsonaro. A suposta mensagem sugere que parte de Coutinho uma convocação para um ato no próximo dia 7 de setembro, nas imediações do Quartel dos Aflitos, sede da PM-BA. Ao Bahia Notícias, o comandante-geral tratou como “fake news” a associação dele a qualquer mobilização política.

O texto falsamente atribuído ao coronel sugere manifestações antidemocráticas como a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal e de parte do Congresso Nacional, ao se apropriar de maneira equivocada de um artigo da Constituição sob o argumento que as Forças Armadas podem funcionar como uma espécie de poder moderador da República – algo que não encontra amparo na realidade.

Para dar um viés de verdade à informação falsa, é utilizado ainda o momento em que a cúpula das Forças Armadas na Bahia, por meio dos representantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, foi recebida no Quartel dos Aflitos. Segundo Coutinho, os registros fotográficos não possuem qualquer correlação com apoio a manifestações de apoio ao governo federal.

Comentários

Top