O Governo da Bahia, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou o projeto “Replanta Agave”, que busca transformar a região sisaleira em um polo de bioenergia. A iniciativa, que receberá um investimento de R$ 2,6 milhões, prevê a capacitação de 400 agricultores familiares para o cultivo e processamento do agave, planta adaptada ao clima semiárido e com alto potencial para a produção de biocombustíveis.
O projeto tem como objetivo principal fomentar a produção de etanol, biometano e biohidrogênio, além de gerar emprego e renda, fortalecendo a economia local. A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, ressaltou a relevância estratégica da iniciativa.
“Esse é um projeto alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB), representando nosso compromisso de transformar e fortalecer a indústria. O Replanta Agave promove a transição energética, fortalece a cadeia produtiva do sisal na Bahia e gera renda, empregos e sustentabilidade, impactando positivamente a economia local”, afirmou Almeida.
A Associação dos Agricultores e Agricultoras de Serrinha (APAEB) será responsável por mapear e cadastrar os produtores que participarão do programa. Os agricultores receberão treinamento em técnicas de plantio, colheita, armazenamento e comercialização do agave, com a meta de criar uma rede cooperativa e qualificada para a produção em escala de biocombustíveis.
Além de fortalecer a cadeia produtiva regional, o cultivo do agave contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética brasileira, posicionando a Bahia como referência na produção de energia renovável.