Estudantes de Santa Bárbara unem tecnologia e sustentabilidade na criação de horta inteligente e brinquedos recicláveis

ma equipe de 20 alunos do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares (CEPCV), em Santa Bárbara, vêm implementando projetos que unem tecnologia e sustentabilidade para gerar impactos na região onde vivem. Entre as realizações do grupo, esta a criação de uma Horta Inteligente de Irrigação Automática e o desenvolvimento de Brinquedos Robóticos com Materiais Recicláveis.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agroindústria recebem orientação da professora Hevelynn Franco Martins, que está conduzindo 48 projetos na escola. “Implementar essas atividades fará com que se tornem adultos maduros, atentos às novas tecnologias e à responsabilidade social”, define Hevelynn. A professora faz parte de um grupo de dez professores baianos selecionados para o Encontro Nacional de Educação Steam, na Universidade de São Paulo (USP), em setembro.

A Educação Steam é uma abordagem pedagógica que visa a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. No CEPCV, um dos projetos utiliza Cultura Maker e Steam para desenvolver 35 brinquedos robóticos com material reciclável, que serão doados para crianças carentes de Santa Bárbara.

“Este projeto nos cativou para a preservação do meio ambiente e nos motivou a estudar sobre tecnologia. Produzir cada brinquedo para doar nos motivou a trabalhar com mais compaixão e seriedade. Agradecemos à professora Hevelynn por plantar essa semente em nossos corações”, declarou o estudante Ruan Pablo Sousa Santos.

Outro projeto visa a criação de um robô para medir a umidade do solo e realizar a irrigação automaticamente, otimizando o uso da água, melhorando o crescimento e a produtividade das plantas, além de reduzir o trabalho manual, monitorar as condições da horta, promover a sustentabilidade e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de uma alimentação saudável com uma ferramenta educativa e divertida para todas as idades.

“A professora despertou a vontade de desenvolvermos um projeto que envolvesse robótica e sustentabilidade. Este é nosso primeiro contato com a robótica, estamos apaixonados pelas possibilidades. Sem dúvidas, será uma das nossas opções de carreira”, disse a estudante Isabelle Estrela Matos.

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