Túneis de desinfecção são implantados em hospitais de Serrinha, Jacobina e Amargosa

O Governo da Bahia instalou mais três túneis de desinfecção em casas de saúde do interior do estado. O Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina e os hospitais municipais de Serrinha e Amargosa receberam os equipamentos desenvolvidos pelo Senai Cimatec. Além disso, 12 bolhas de contenção foram enviadas para as unidades, que atendem pacientes com diagnóstico de coronavírus.

“Estes túneis de desinfecção ampliam a segurança dos profissionais de Saúde que estão atuando na ponta, prestando atendimento para os pacientes com sintomas da Covid-19. Foram desenvolvidos para uso no momento em que eles vão se desparamentar dos seus Equipamentos de Proteção Individual”, disse o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os túneis de desinfecção foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. Os materiais possuem formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, antes da retirada do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para desinfecção. 

Cada equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito.

Ao todo, 36 unidades de saúde da Bahia que atendem pacientes diagnosticados com Covid-19 contam com túneis de desinfecção em pleno funcionamento

Comentários

Top